A cantora e fotógrafa Lizzie Bravo morreu, nessa segunda-feira (04), em sua casa no Rio de Janeiro, vítima de problemas cardíacos. Ela tinha 70 anos.
Lizzie ficou conhecida por ter sido a única brasileira a participar de uma gravação com os Beatles. Em 1968, em uma viagem a Londres, a garota de 17 anos passou a frequentar o lado de fora do estúdio Abbey Road. Todos os dias, a fã encontrava com Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr.
Depois de muitos dias na porta, Lizzie foi convidada para entrar no estúdio com outras beatlemaníacas. O sonho foi ainda mais surreal quando McCartney perguntou se alguma delas sustentava nota aguda. Foi assim que, ao lado de uma amiga inglesa, a brasileira fez os vocais do clássico “Across the Universe”, dividindo o microfone com John e Paul.
“Num domingo – eles nunca gravavam nos finais de semana – éramos poucas e estávamos no corredor entre a porta da entrada e a de vidro dos estúdios da EMI em Abbey Road quando Paul saiu da porta à nossa esquerda e perguntou se alguma de nós conseguia sustentar uma nota aguda… o resto vocês já sabem!”, escreveu Lizzie nas redes sociais.
Essa aventura foi narrada em detalhes no livro Do Rio a Abbey Road, lançado em 2015. A segunda edição estava programada para este ano.
A artista também gravou backing vocals em diversos discos da MPB. Lizzie foi casada com Zé Rodrix, se tornando a inspiração do compositor, como a “esperança de óculos” na música “Casa no Campo”.
*R7