A rede britânica BBC vai lançar, no final deste ano, um novo documentário sobre Michael Jackson. O anúncio foi feito após a emissora Channel 4 anunciar que vai exibir “Leaving Neverland”, que produziu junto com a HBO, na Inglaterra, nos dias 6 e 7 de março.

Com direção do jornalista Jacques Peretti, o projeto está sendo chamado provisoriamente de “Michael Jackson: The Rise and Fall”. Segundo informações divulgadas pela emissora, Peretti vai escrever e apresentar o documentário, que será o quarto filme dele sobre o astro da música.

Além disso, a produção, que vai marcar os 10 anos da morte de Jackson, deve traçar a trajetória dele desde The Jackson 5 até sua vida em Nova Iorque, abordando questões como seu relacionamento com a mídia e a criação do rancho Neverland. Outro ponto que deve ser tratado é a preparação para o show “This Is It”, que nem chegou a ser lançado.

Conforme os produtores, pessoas próximas a Michael Jackson devem dar depoimentos para o filme. A intenção deles é “tentar desfazer as circunstâncias, controvérsias e acusações que continuam a cercá-lo hoje, em uma tentativa de entender melhor a ascensão e a queda do astro do pop”. 

“Jacques Peretti foi um dos comentaristas mais críticos de Michael Jackson sobre sua vida problemática e legado”, destacou o diretor da BBC, Patrick Holland, em comunicado, dizendo que a rede televisiva embarcou no projeto assim que ele foi apresentado pelo jornalista. “Sabíamos que o filme não fugiria das controvérsias que cercam Michael e seria um profundo olhar sobre as várias facetas da sua vida, que nos ajudaria a tentar entender o que fez ele ser o que era”, acrescentou.

“Leaving Neverland”

Exibido no Festival de Sundance no final de janeiro, “Leaving Neverland” causou polêmicas ao renovar as acusações de pedofilia contra Michael Jackson. Familiares do cantor, morto em 2009, criticam a produção desde antes de seu lançamento, classificando-a como uma “tentativa patética de explorar e tirar proveito de Michael Jackson”. Jermaine Jackson afirmou que não há verdade nas alegações mostradas no filme e destacou que o irmão chegou a julgado por um júri e absolvido.

Mas o diretor Dan Reed rebateu e disse que o seu filme não é sobre Michael Jackson. “O filme em si é um relato de abuso sexual, como o abuso sexual acontece e como as conseqüências se manifestam mais tarde na vida”, defendeu o cineasta. Ele ainda ironizou os familiares por tentarem proteger “um bem muito precioso”. “Toda vez que uma música toca, uma caixa registradora faz ‘ding-ding’. Não me surpreende que eles saiam lutando em defesa de seus ativos”, falou.

Na semana passada, a família Jackson processou a HBO em uma tentativa de impedir que “Leaving Neverland” passe na TV dos Estados Unidos.  Apesar disso, a exibição segue agendada para os dias 3 e 4 de março. A data de lançamento no Brasil ainda não foi confirmada.

*Correiodopovo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *