Após ser a primeira banda de metal a receber o Polar Music Prize, uma espécie de Prêmio Nobel da Música, nesta quinta-feira (14), na Suécia, o Metallica doou os cerca de 130 mil dólares (total em dinheiro que recebeu da premiação) para três instituições de caridade.
Dentro deste valor, o grupo liderado pelo vocalista James Hetfield, dedicou 50 por centro para uma entidade da cidade de Estocolmo que ampara os desabrigados, 25 por cento para a “World Childhood Foundation”, “uma organização internacional dedicada à defesa dos direitos da infância no mundo todo”, e 25 por cento para o Instituto Nacional de Música do Afeganistão, que também foi um dos vencedores e homenageados no evento deste ano.
“Muitos dos homenageados ao longo dos anos têm doado seus prêmios em dinheiro para a caridade”, explicou a diretora da premiação, Marie Ledin, à Billboard. “Não é algo que pedimos a eles, mas apreciamos a generosidade. Eu sei que meu pai, Stig Anderson (criador do evento), estaria muito feliz e orgulhoso pelos nossos homenageados”, acrescentou.
Stig Anderson, compositor, letrista e empresário do ABBA, criou a Polar Prize depois que seu pedido de inclusão de uma categoria musical no Prêmio Nobel ter sido rejeitado.
Entregue pela primeira vez em 1992, muitos artistas já foram agraciados com a honraria, incluindo Paul McCartney, Bruce Springsteen, Elton John, Pink Floyd, Led Zeppelin e Gilberto Gil (o único brasileiro a receber o prêmio até hoje), entre outros.
Vagalume