A primeira gravação conhecida de David Bowie, de quando ele tinha 16 anos e cantava em uma banda chamada The Konrads, será leiloada em setembro. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela casa de leilões Omega Auctions, no noroeste da Inglaterra.
A expectativa é de que a fita inédita seja vendida por 10 mil libras (quase R$ 50 mil). Nela, Bowie canta “I Never Dreamed”, gravada pelo The Konrads em estúdio em 1963, quando o artista ainda assinava como David Jones. A canção foi submetida pelo grupo à gravadora Decca, em uma tentativa malsucedida de contrato.
Conforme a casa de leilões, a fita foi descoberta recentemente por David Hadfield, que era baterista e empresário dos Konrads. Ele localizou o objeto em uma cesta de pães que pertencia a seu avô enquanto organizava uma mudança em sua casa. Em comunicado, Hadfield disse que “decidiu que David era a melhor pessoa para cantar e dar a interpretação correta” à música. “Então essa se tornou a primeira gravação de David Jones (Bowie) cantando, 55 anos atrás”, acrescentou.
Bowie deixou a banda cerca de um ano depois e logo gravou seu primeiro single, “Liza Jane”. Ele morreu em janeiro de 2016, aos 69 anos, dois dias depois de lançar o álbum “Blackstar”.