Quem viveu a década de 1990 no Brasil provavelmente se lembrará do especial Amigos, exibido pela Globo. Tratava-se de um show com algumas das maiores duplas sertanejas do País à época: Zezé Di Camargo e Luciano,Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo.
A ideia do programa era mostrar uma amizade fora dos palcos e misturar os sucessos dos repertórios de cada dupla sertaneja.
Era possível ver – e ouvir – É o Amor sendo cantada por Luciano e Leonardo, Não Aprendi a Dizer Adeus por Leandro e Zezé Di Camargo, Página de Amigos por Chitãozinho e Leonardo ou Você Vai Ver por Luciano e Xororó, entre outras tantas versões.
Em 31 de dezembro de 2018, completam-se 20 anos da última vez em que o especial foi ao ar na Globo. Relembre as quatro edições oficiais do programa exibidas pela emissora.
O Início em 1995
O primeiro especial Amigos foi exibido em 23 de dezembro de 1995, e contou com uma introdução em clima rural, com cenas de gado e plantações em uma fazenda de Chitãozinho, na cidade de Campinas.
A abertura ainda mostrava os cantores tendo uma refeição juntos à mesma mesa enquanto falavam sobre a importância da amizade.
O sucesso da apresentação foi tanto que a Globo chegou a reprisá-la duas vezes no ano seguinte, em março e junho de 1996.
Amigos nos ares
Em 1996, o especial Amigos foi exibido em 25 de dezembro, dia de Natal. A abertura da atração trouxe os seis cantores dentro de um helicóptero (cinematográfico), falando sobre o show do ano anterior, sendo interrompidos por alguns flashbacks de 1995.
Desta vez, o show foi gravado em Paulínia, em São Paulo. Os seis chegaram ao palco cercados por artistas circenses e arremessaram rosas à plateia. a música escolhida para abrir o show foi Viola Enluarada.
A edição do especial Amigos em 1996 contou com a presença de outras duplas sertanejas pela primeira vez: João Paulo e Daniel, Chrystian e Ralf e Gian e Giovani dividiram os microfones ao longo do show. A cantora Simone e o locutor de rodeios Asa Branca também participaram. A atração chegou a ser reprisada uma vez, na faixa Terça Nobre, no ano seguinte.
A última apresentação com Leandro
Em 1997, o especial foi gravado no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte, e exibido em 30 de dezembro.
Entre os artistas convidados para cantar ao lado dos Amigos estavam Fábio Jr., Daniela Mercury, Roberta Miranda e Daniel. O sertanejo havia acabado de perder seu amigo e sua dupla, João Paulo, morto em um acidente de carro em 12 de setembro de 1997.
– Já que nós estamos na festa dos amigos, os amigos verdadeiros, gostaria da licença de vocês pra dedicar uma música ao melhor amigo que eu tive – disse Daniel antes de cantar a música Canção da América, de Milton Nascimento. Em determinado momento, o público estendeu um bandeirão com o rosto de João Paulo.
O especial de 1997 marcaria também a última apresentação de Leandro com o grupo exibida na TV.
O último Amigos
Por volta das 21h40min do dia 31 de dezembro de 1998, logo após a novela Torre de Babel e precedendo o Show da Virada, ia ao ar a última edição do especial Amigos.
Imagens dos espetáculos dos anos anteriores eram exibidas enquanto uma voz em off lia um texto sobre o momento.
“31 de dezembro de 1998. Começamos agora a comemorar a chegada do novo ano. É hora de fazer um brinde ao futuro. Junto com nossos amigos, esse brinde é a nossa festa. No olhar de cada um deles, podemos ver um pouco das nossas vidas: os encontros, as dúvidas, as tristezas, a esperança.”
O espetáculo foi gravado no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano, mesmo local onde se deu o início da parceria, quatro anos antes.
Cerca de 60 mil pessoas estiveram presentes no local e assistiram ao show, que teve momentos em clima de emoção por conta de Leandro. Em uma das últimas músicas do show, o grupoFat Family acompanhou os sertanejos cantando Ave Maria.
*Zerohora