“Purple Rain” de Prince é escolhido o melhor disco dos anos 80 por site

“Purple Rain” de Prince (1958-2016) foi escolhido como o melhor disco lançado nos anos 80 em uma nova enquete feita pelo influente site americano Pitchfork. “Um álbum tão rico que poderia se tornar o que o ouvinte desejasse: música negra, música branca, sustentáculo espiritual, fantasia sexual. Agora que não era mais apenas um cantor cult de R&B, Prince tinha o ouvido de uma audiência crescente… e ele não queria perdê-los”, diz o texto justificando a escolha.

O mesmo site já havia feito uma enquete semelhante em 2002. A se julgar pelos resultados, os gostos de quem escreve na publicação variaram muito nesse tempo, já que as mudanças não foram poucas. Outra diferença está na quantidade de eleitos, agora com 200 discos, ao invés dos 100 anteriores.

Prince
Prince Purple Rain

O disco de Prince que agora está no topo, ficou na 12ª colocação em 2002, enquanto “Thriller” de Michael Jackson (1982) também subiu, indo da 27° para a vice-posição. Os álbuns de número três e quatro também melhoraram no ranking. “Straight Outta Compton” do N.W.A (1988) antes havia ficado no 35° lugar e, a maior escalada, “Hounds Of Love” de Kate Bush estava em 92° há 16 anos.

“Remain in Light” dos Talking Heads (1980) por sua vez, caiu do segundo para o quinto posto, enquanto “Daydream Nation” do Sonic Youth (1988) que ficou em primeiro da outra vez, agora está em oitavo. O top 10 teve ainda dois discos que sequer entraram na enquete anterior: “Control” de Janet Jackson em oitavo e “Diamond Life” de Sade em décimo.

O top 10 teve ainda “It Takes A Nation Of Millions To Hold Us Back” do Public Enemy (1988) no sexto posto (em 2002 o clássico do hip hop ficou em nono) e “Disintegration” do The Cure na nona colocação (38° na outra enquete).

*Vagalume

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *